Procurar:

Sobre os pensamentos infundados*

Share it Please

*Sónia Batista escreveu um texto na qualidade de Amiga do 3vial e é a segunda participante desta iniciativa:

                                 809494_544d_625x1000

Muitas vezes caímos no erro de comentar certas atitudes, posições ou maneiras de pensar e de estar de algumas pessoas. Sendo nós seres racionais e inteligentes é nos quase impossível observar alguém ou alguma situação e não pensarmos sobre tal. É no entanto, errado fazê-lo despropositadamente, pois nós não conseguimos adivinhar o que vai na cabeça daquela pessoa para fazer tal coisa ou situações por que essa pessoa já passou que a levam a tomar certas atitudes e posições. Nós não temos o direito de julgar ninguém pelos seus actos. Cada um é como é e faz o que faz pela sua experiência de vida, as suas vivências, os ensinamentos que teve, entre outros. Não podemos criticar alguém sem conhecer toda a sua história.

Assim, é errado pensar que aquele está a agir mal, está a ser incorrecto, vingativo, egoísta… Não sabemos! Para ele tudo pode fazer sentido no modo como está a agir. No caso das pessoas que nos são mais próximas, penso que deveria haver uma análise profunda sobre as suas histórias e forma de pensar para as podermos compreender realmente. Só teria vantagens conhecermo-nos uns aos outros, só assim poderíamos ser úteis a níveis inatingíveis a estranhos.

Não podemos dizer à priori “não curto aquele gajo” sem o conhecer previamente, e estou certa que já vos aconteceu ter uma primeira impressão de uma pessoa que quando foram a conhecer melhor se aperceberam que era errada.

Todos somos diferentes exactamente por isso. Todos tivemos experiências, vivências, contratempos, situações, ensinamentos diferentes uns dos outros. Assim, não podemos criticar alguém porque sim, a menos que tenhamos uma boa justificação, ao invés estaremos a ser bastante injustos, infundados e imaturos.

Ninguém pode perceber totalmente alguém. Só nós sabemos o que somos, o que sentimos, o que pensamos e o que vivemos… Só nós!...

4 comentários:

  1. Cara Sónia,

    Muito obrigado por teres participado na iniciativa dos Amigos do 3vial.

    O teu texto merece-me três comentários:

    1. " É no entanto, errado fazê-lo despropositadamente"

    Bom eu diria que errado mesmo é fazê-lo despropositadamente, porque tirando isso não vejo como sendo errado. Já pensaste no que seria se as pessoas abdicassem de se analisar mutuamente só porque não se conhecem? Será que os tribunais funcionariam?

    2. "Nós não temos o direito de julgar ninguém pelos seus actos"

    Eu tenho dúvidas sobre a nossa falta de legitimidade para julgar os outros pelos seus actos. Penso que em sociedade, sabendo que as pessoas fazem parte de uma engrenagem gigante cuja eficiência é tanto maior quanto os elos funcionarem como esperado, acaba-se por ter sempre algum direito de julgar os outros. Em assuntos do foro pessoal é óbvio que não.

    3. "Só teria vantagens conhecermo-nos uns aos outros, só assim poderíamos ser úteis a níveis inatingíveis a estranhos."

    Conhecermo-nos todos uns aos outros para além de inviável, em termos temporais (um pouco como o que comentei em 1.), seria uma promiscuidade que não sei se seria tão interessante como pode parecer. Penso que devemos restringir aquilo que somos, e revelar àqueles que achamos que nos devem conhecer bem, e investir de facto o nosso tempo nessas pessoas a quem convictamente achamos que vale a pena nos revelarmos.

    Grato,

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar
  2. Sónia,

    A ideia que fica do teu texto, penso eu, é a de que ninguém julga ser uma pessoa 'má'. Cada um ao agir, faz da maneira que julga ser a melhor. Se bem que estas opiniões sejam sempre em termos relativos, já que para outra pessoa, esse acto não será o melhor possível.

    Logo, teremos de compreender cada pessoa pelo que é, não a podendo julgar sem conhecer as verdadeiras razões dos seus actos. Será nossa, a qualidade de saber agir com todas as pessoas, independentemente das suas ideias ou opiniões.

    Acabo felicitando-te pelo texto e pelo tema, que é bastante interessante.

    Beijo,
    Ivo

    ResponderEliminar
  3. Adorei ler o texto:
    gostaria de ler mais sobre o mesmo tema. Obrigado

    ResponderEliminar
  4. forca, andre, forca!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...