Procurar:

Sobre a candidatura a uma AE*

Share it Please

*Gonçalo Melo escreveu um texto na qualidade de Amigo do 3vial e é o sétimo participante desta iniciativa:

1101527_b2fc_625x1000

Após ter passado por um período eleitoral numa escola secundária apercebi-me de várias atitudes interessantes por parte das Listas envolvidas na corrida eleitoral para a Associação de Estudante (AE).

Uma delas é a facilidade com que a crítica fundamentada às propostas eleitorais para o mandato cai numa crítica pessoal e na maior parte das vezes infundada. Aparte dos presidentes das Listas envolvidas, todos os outros elementos não tinham papas na língua no que toca a falar mal da Lista oponente e até diriam impropérios referentes a certos membros em particular. Tal verificou-se no debate, enquanto os presidentes e vice-presidentes das listas se debatiam sobre assuntos relacionados com o actual funcionamento da AE e com as propostas de cada lista fazendo-se valer de argumentos na sua maioria válidos e verdadeiros, os restantes membros, de ambas as listas preferiam apostar em ataques pessoais tão mais fáceis de proferir e tão mais ignorantes da natureza de um debate. Mas o mais curioso é que nos debates políticos a nível nacional também existe esta tendência para cair na crítica pessoal, nomeadamente na crítica relativa ao passado dos intervenientes do debate.

Outro facto curioso da corrida eleitoral numa escola secundária é a facilidade em angariar votos nas camadas mais jovens, que são muito mais manipuláveis e ligam menos aos aspectos formais, nomeadamente às propostas e à capacidade dos membros da lista de as cumprir. É uma questão complicada numa campanha, a de optar por uma campanha mais vocacionada para as propostas ou para a imagem, e tudo depende da forma de actuar.

No rescaldo da semana eleitoral verifiquei que o aspecto mais importante da campanha foi o diálogo com os alunos da escola, expondo os membros da listas, as suas propostas, a vontade e a capacidade de zelar pelos interesses comuns aos alunos da Escola Secundária de Ermesinde.

1 comentário:

  1. Caro Gonçalo Melo,

    Os meus parabéns pelo texto e o meu muito obrigado pela tua participação!

    Deixa-me confessar que seria um tremendo alívio se a situação que identificaste e denunciaste fosse exclusiva das campanhas eleitorais à escala das associações de estudantes.

    Sabes, só alguns conseguem encontrar argumentos lógicos e eticamente dignos tão pertinentes
    como são os da injúria e da maledicência.

    A verdade é que estes argumentos só vingam e compensam quando a voz dos que sofrem este tipo de ataques não se faz ouvir e não chama a atenção das pessoas para o que de facto importa.

    Estou orgulhoso pela tua candidatura à associação de estudantes e ainda mais por verificar que não és um jovem inconsequente e alienado, e que já descobriste a participação social como componente do teu civismo.

    Grato,

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...