Procurar:

Sobre o dinheiro no acesso às elites

Share it Please

777683_84ee_625x1000

Como lembraria uma conhecida marca de cartões de crédito internacional, há coisas que o dinheiro não compra. É precisamente sobre algumas elas que falarei.

Do estrangeiro vêm exemplos que me fazem crer que não estamos perante um insólito fenómeno nacional quando vemos gente que fruto de um pertencer à elite económica, pressupõe que faz parte da elite intelectual, cultural e política do país por consequência.

Para se perceber este nexo funcional, importa pensar no parâmetro que preside à definição das classes sociais, que é claramente o aspecto económico dos agregados familiares. Quem tem 1 milhão é classe alta, quem tem 10 mil é classe média, que tem 100 é classe baixa. A partir desta classificação oficial, surgem os estudos sobre padrões culturais, educacionais, sociais. Convencemo-nos então que a classe alta tem regra geral mais formação e tende a ser culturalmente mais sofisticada. Claro, têm dinheiro para tudo isso, não é?

O estranho disto tudo é que ter-se dinheiro para pagar formação superior e entradas no CCB ou Casa da Música por si não garante que aquelas pessoas sejam elites em outras dimensões que não a económica.

Com dinheiro compram-se quadros e garante-se um lugar na ópera: é-se elite cultural só por causa disso? Com dinheiro é-se importante e têm-se tertúlias com mentes brilhantes, ou então consegue-se ir estudar para as melhores instituições do mundo: é-se elite intelectual só por causa disso?

Neste modelo de sociedade assente na hegemonia económica como certificado de sucesso, o poder que emana daí tende a querer impor o que, como diria a conhecida marca de cartões de crédito, o dinheiro não compra. O resultado final pode-se dividir em dois grupos: um de gente que deambula na sociedade num pressuposto snob de superioridade que não passa de jet-set de revista e jornal, e outro de gente que vive os seus dias com atitudes que as façam crer que são a elite e o sustentáculo do pensamento e cultura nacionais.

2 comentários:

  1. "A partir desta classificação oficial, surgem os estudos que sobre padrões culturais, educacionais, sociais. Convencemo-nos então que as classes alta têm regra geral mais formação e tendem a ser culturalmente mais sofisticadas."
    É melhor rever o texto...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...