Procurar:

Sobre o livro 'A Mente Justa ' (Jonathan Haidt), e uma teoria de tudo centrada no conceito de papilas gustativas 'morais' que presidem à matriz moral de cada ser humano

Share it Please
According to Our Righteousness - Joseph Muzondo (2017)


O livro A Mente Justa afigura-se como uma obra candidata a livro referência em matéria de educação moral. Sou de uma geração que fará a travessia de uma cosmovisão em que a moral dos homens é sinónimo da moral preconizada pelo Deus cristão, para um mundo em que a educação moral se sustenta pela ciência. É com este mote que passo ao que me traz aqui: o elogio e aplauso sem limites da obra a mente justa e dos méritos do seu sábio e estudioso autor: Jonathan Haidt.

Se nas ciências físicas se procura uma teoria de tudo, Haidt apresenta e explica neste livro a sua teoria de tudo no que toca à moral dos homens. Explica porque não estamos reféns dos genes, mas também porque também dependemos deles para reagir e compreender o tabuleiro do mundo. Explica porque não somos capaz de cingir a existência ao juízo racional.

Haidt é propoente de uma teoria, a teoria dos fundamentos morais, que propõe um sistema de papilas gustativas morais, assentes nos seguintes eixos "de sabor" :
  • Cuidados/Agressões
  • Justiça / Fraude
  • Lealdade/Traição
  • Autoridade/Subversão
  • Santidade/Degradação
  • Liberdade/Opressão
Cada pessoa desenvolve uma matriz moral que depende inicialmente de um cocktail evolutivo a priori inerente à sua genética, e que é passível de agravamento ou modificação através da experiência empírica, nomeadamente social. Com isto, Haidt fornece uma nova bíblia científica, sem dogmas, para a educação moral de cidadãos que se queiram livres do jugo interesseiro das religiões no toca a domar o homem e sua conduta por imposições de índole pseudodivinas, e sobretudo antiquadas e fantasistas.

Sublinho ainda dois méritos suplementares deste livro: faz o enquadramento e reconhecimento do valor da investigação do português António Damásio (já aqui elogiado); e faz a demonstração como uma obra clássica tida como pilar e seminal - A República, de Platão - pode estar redonda e insuspeitamente errada na ideias que veicula sobre a mecânica da moralidade dos homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...