Procurar:

Sobre o livro 'Auto dos Danados' (António Lobo Antunes), e uma brilhante sangria de imoralidades e fealdade no Alentejo senhorial do período revolucionário dos anos 70

Share it Please

Washing off the ugly - Walker Antonio (2024)

* * *

O livro Auto dos Danados é um romance de António Lobo Antunes publicado em 1985. O tempo e o espaço são, respetivamente, o período revolucionário português dos anos 70, e o Alentejo tradicional desse tempo materializado em Reguengos de Monsaraz, na sua disposição face ao rio guadiana e de proximidade fronteiriça com território espanhol.

A ação é contada a múltiplas vozes, cada qual membro de uma mesma família latifundiária às portas do falecimento do grande patriarca por altura da festa da terra, e o roubo da herança é o grande motor da história. Pelo meio vão-se conhecendo as muitas imoralidades e contingências sociais desta família problemática ainda assim altamente privilegiada e por isso artificialmente sustentada.

Ressalta desta obra uma caracterização dura e desconcertante do abuso de poder que o estatuto social conferia no Alentejo profundo àqueles bafejados por terras e posição social, e plasmado por Lobo Antunes na forma de traições, machismo, argumentos de autoridade, uso justiceiro de arma, ocultação pública de escândalos, adiamentos de falência económica iminente.

Muito mais teria de ser dito para ousar esgotar os méritos de Auto dos Danados, mas concluiria sublinhando que é um livro áspero porque está repleto de fealdade, obstaculizando do leitor o processo empático que sempre se estabelece para que este se apaixone intensamente pela história que lê. Neste sentido é um livro para leitores adultos, e é nessa condição que deve ser apreciado, mostrando-se aí brilhante e ímpar na conjugação da forma e conteúdo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...