Procurar:

Sobre a visão ocidental do mundo

Share it Please

Numa época em que o Ocidente vive em sobressalto com aquilo que do Médio Oriente pode surgir, faço disso mesmo objeto de atenção para uma comparação que em muito pode contribuir para a perceção da crise de valores Ocidental.

Aquilo que identificamos como excessos nos povos do Médio Oriente e que apregoamos como perigoso, é o mesmo que eles, no seu juízo válido, nos poderão apontar como defeito.

Olhamos para eles e vemos o oposto daquilo que somos, daí não nos entendermos. Escolhemos dizer praticamente sem exceção que eles estão errados por serem radicais nas suas crenças, sem percebermos que nós, com o nosso estrondoso relativismo e tolerância, já com enorme custo somos capazes de lutar por uma causa sem que dela esperemos ganhos materiais, por manifesta dificuldade em sermos mobilizados por emoções e sentimentos.

Aqueles povos, ao invés, lutam por uma causa mais facilmente descritível do que a nossa. Quem identifica a nossa causa? Paz? A paz de uns não poderá ser motivo de guerra para outros?

Vivemos numa crise de valores lastimável que permite praticamente tudo sem gerar revolta suficiente para provocar mudança de cenários. Eles morrem por uma causa, mas nós, ausentes de semelhante propósito, tornamos as nossas vidas alheias para o que os nossos representantes decidem. Berramos um pouco quando nos toca alguma medida negativa, mas não temos energia para mobilizar reacções a sério.

Apáticos vivemos e apáticos vemos dia após dia gente honesta e inferiorizada a morrer no médio Oriente, sangue de humanos a ser derramado por culpa nossa, individualmente, através inércia dedicada ao poder de veto.

Admiremos pelo menos aquela gente, quanta de famílias destruídas, sem estabilidade, para o qual cada dia também tem 24 horas e a qual ousamos criticar desmesuradamente e apelidar de terroristas, quando nós somos terroristas à nossa maneira também.




1 comentário:

  1. es baixinho mas aposto ke xegas onde keres!! keria apalpar t o cu, pk axo bem composto.. isso sim é ke uma bela visao ocidental..masculina... ui...
    falando a serio, gosto do teu blog! :) nao leves a mal a brincadeira*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...