Procurar:

Sobre as mãos

Share it Please
Passei por um grupo de operários na rua e não deixei de reparar no aspecto e condição das respectivas mãos. Fui levado a pensar nas mãos, enquanto ferramenta perfeita, enquanto desafio para os utópicos da robótica.
Tomo a ocasião presente para homenagear a biologia das mãos, com todo o esplendor que as suas funcionalidades e versatilidades lhes proporcionam.
Não o notamos de imediato, mas pelas mãos passa um fluxo de objectos tremendo, bem como é o concretizar de muitos desejos, acções, actividades e comunicações.
Não me recordo de uma parte do corpo que some a si tanta importância no que toca a processos físicos.
A mão paga, a mão acena, a mão repreende, a mão joga, a mão atira, a mão protege, a mão expõe, a mão compõe, a mão aquece, a mão afasta.
Pela mão nos lançamos nos vícios da vida, e também por ela nos identificamos ao mundo. É pena que não esteja tão bem cotada como outras partes do corpo, que parecem tão místicas, mas que no fundo são apenas o reservatório e a via da procriação.
Convido todos a fazerem um culto às mãos, pois merecem, nem que seja pelas sucessivas agressões a que são sujeitas, pelo frio, pelo vidro, pela faca, pelo calor, pelos pesos.
Não me lembro de escrever um texto tão descritivo e enumerador. Presumo que seja sintomático da inarrável flexibilidade do utensílio em questão.
Os operários que vi tinham umas mãos consumidas pela labuta, sinal da ampla dependência que as suas profissões representam sobre as virtudes das mãos. A protecção das mesmas, ainda que profícua no evitar de desgaste, só atrapalha a sensibilidade e o poder manual, prova mais que óbvia de que, a perfeições, não é concedido o direito de anexar pendentes, pois retiram a primazia à obra-prima.

4 comentários:

  1. O ser humano é o ser que possuí 3 cérebros. Um no crânio e um em cada mão (sentido do tacto e visão), veja-se o caso dos invisuais. Mais pernecioso é o trato que o ser humano tem com os seus pés...

    Continuação de excelente cogitação!! Sempre no seu encalço...

    ResponderEliminar
  2. Permita-me um pequeno comentário ao seu blog. Valorizando a sua enorme criatividade e excelente cogitação, o uso de linguagem anglo-saxónica desnecessária em algumas formatações do blog (por exem. a data de publicação de mensagens, etc) é uma imagem que não coaduna com a valorização da lingua portuguesa. Já alguém disse :"faltou-se cumprir Portugal"! Não embarquemos em monopolismos linguísticos e valorizemos a nossa lingua e o nosso país...

    Continuação de uma boa cogitação

    Pensamento de VR

    ResponderEliminar
  3. Caro(a) vr,

    Que se tente cumprir Portugal, então...
    Já alterei as formatações de data e arquivo para língua portuguesa.
    Garanto-lhe que foi falta de lembrança e de reparo.
    Fico contente pelas sugestões apresentadas, bem como pela sua presença neste espaço.

    Sem mais,
    Marcelo Melo

    ResponderEliminar
  4. MM:

    Permite-me que te trate por tu, uma vez que somos praticamente da mesma idade. Como pretendo observar, o mais regularmente possível, o teu blog e sempre que achar necessário deixarei alguma trivialidade, convido-te, também, a dares uma passagem pelo meu blog recém criado.

    (www.pensamentosfractais.blogspot.com)


    Continuação de uma boa cogitação

    Pensamento de VR (sexo masculino)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...