Procurar:

Sobre a motivação dos grupos

Share it Please
Com a população mundial em imparável ascensão em quantidade, a consequente existência de grupos cada vez maiores traz à tona problemáticas que só a quantidade pode catapultar para cenários de maior relevância.
Sendo certo que qualquer união, agrupamento ou equipa tem por base um assumir de metas colectivas, porventura alcançáveis mediante trabalho solidário e colectivizado, torna-se decisivo para o sucesso global, a manutenção de índices de motivação conciliáveis com a dureza e dificuldade das metas a alcançar.
Só quem não tenha experimentado é que desconhece todo o rol de condicionantes do bom desempenho colectivo. Quer se aborde a questão da existência de expectativas iniciais e pessoais ímpares entre os elementos, que motivam o defraudamento ou superação de expectativas, ou o advento das falhas de comunicação, que gera desequilíbrios internos, não faltam atritos com potencial para minar a saúde das ligações que sustentam a união.
Dá-se depois a criação de quezílias e inimizades internas, pois diferentes motivações acarretam obrigatoriamente desiguais respostas e comportamentos, havendo lugar a juízos de valor e alterações de posturas entre pessoas.
A tão central questão da motivação não é de forma alguma uma questão estática na sua prevalência e preponderância, sendo inclusive mutável pelo acumular de situações como as descritas.
Transversalmente a tudo isto, cabe a alguns, em tempos diferentes ou não, ainda pensar nos tais desideratos iniciais e apelar à desvalorização de descontentamentos bem como à concentração nos passos seguintes rumo à concretização dos objectivos.
Há medida que os grupos crescem, havendo nações que levam ao extremo a noção de grupo, por mais diplomata que se possa ser e ambicionar ser, será sempre árduo criar consonância e harmonia, com o perigo de se acabar a trabalhar sozinho.

1 comentário:

  1. Brilhante, Marcelo, é o que me vem a cabeça depois de ler o post...

    Consegues descrever a essencia de um grupo forte de uma forma simples e concisa...

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...