Procurar:

Sobre a utilidade das caminhadas

Share it Please
Cada vez mais prescritas pelos médicos, as aparentemente monótonas caminhadas prestam-se a bem mais do que regular os níveis de colesterol ou obesidade.
Considerando-me um caminhante médio, reconheço nas caminhadas um grande veículo de balanceamento biológico mas também psicológico.
Quando começo a andar, noto que a mente se liberta face ao que a rodeia, remetendo a sua actividade para as inquietações que carrega, permitindo, à imagem de um filme, ir despressurizando a tensão acumulada e irracional que tanto admoesta a paz de espírito em momentos de menor clarividência.
Percorro distâncias consideráveis absorto nas ideias que a mente vai encadeando, sendo muitas delas conhecidas dos leitores deste espaço, dado culminarem com forte frequência em assuntos passíveis de dissertação.
Não me espantaria que se perguntasse, portanto, se tantas outras actividades não teriam semelhantes efeitos psicológicos de libertação, ao que assentiria fazendo questão de lembrar que nenhuma outra actividade pode concorrer em popularidade com o tradicional e clássico acto de caminhar, cuja difusão entre nós é biologicamente indiscutível.
Serve pois publicitar que quando um grande mal atormenta a mente, o pior a fazer é meter-se na cama sem conseguir dormir, sendo de bem maior proveito cansar as pernas e o corpo em geral numa caminhada, acumulando a isso a meditação no assunto feita numa perspectiva distinta daquela feita debaixo de elevados índices de tensão. Fica-se então habilitado a dormir com mais vontade devido ao cansaço físico e mais tranquilo pelo altamente provável relaxamento que a actividade provocou. Novas ideias surgem também das caminhadas, servindo-se da paisagem como inspiração e trazendo possíveis novidades às comuns perturbações da generalidade dos comuns mortais, que suspira sem parar com ameaças intermitentes.

1 comentário:

  1. Claro k tinha de haver este tema... pois surgui da caminhada, estes temas todos....puxa! k criatividade

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...