Procurar:

Sobre a corrupção

Share it Please
Proponho-me hoje falar aqui da corrupção, como sinal de protesto pela frequência com que a tenho identificado no meu dia-a-dia recente.
Quando penso na recorrência à corrupção, vejo-me na obrigatoriedade de discutir a questão da honra, que muito tem a ver com a dignidade.
Corromper é sempre um acto de desonra, é a abdicação da dignidade por um objectivo mundano, como que uma troca do valor abstracto pelo valor concreto.
O meu agastamento, que em muito contribui para escrever sobre este tema, prende-se com a constatação de que há por aí muito má gente a vender a sua honra por coisas menores, sem notar que com a perda dela se perde também toda a confiança e crença na clareza e ingenuidade dos seus propósitos.
Torna-se ainda mais grave, verificar que a corrupção é quase do foro patológico, na medida em que muitas vezes surge num contexto em que a busca desmedida e doentia de um objectivo provoca a sua ocorrência, como solução para a ausência de atributos naturais ou viabilidade que permitam alcançar o objectivo proposto.
No meio estudantil, a corrupção é a forma que alguns encontraram para fugir ao esforço do estudo ou limitação biológica. Não quero lançar ameaças com esta intervenção, apenas considero que chegará o dia em que se poderá retrospectivar e fará imenso sentido a máxima que afirma que na vida não há sorte nem azar, há consequências.
De qualquer forma, preocupa-me ver a juventude a crescer com a ideia de que, no limite, corromper é solução de recurso, qual seguro de vida alternativo.
Copiar num teste não será grave comparado com a corrupção nos negócios ou na justiça, mas há que lembrar que a corrupção por si só não existe, ela é resultado de um eu que após ter vendido a sua honra para questões menores, saberá um dia orientar-se na ampliação do seu raio de intervenção, se quiser ou necessitar.

2 comentários:

  1. es o maior da academia!=) Paulo Nunes

    ResponderEliminar
  2. Acho mto importante resaltar o ponto de que a corrupção começa quando: um individuo por menor q seja tenta se prevalecer sobre o outro usando qualquer tipo de artificio para isso perdendo sua honestidade. Como foi dito sobre a "cola" das provas.Se observarmos estamos rodiados de pequenos corruptos no nosso dia a dia...muitas pessoas reclamam de politicos etc, mas na sua vida nao cumprem com tarefas simples como pagar suas dividas ou simplesmente obedecendo a lei...enfim.Acho q o primeiro passo para mudar essa realidade é começando a mudarmos a nós mesmos.=)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...