Procurar:

Sobre os perfis virtuais

Share it Please
A Internet é hoje um veículo extraordinário para um fenómeno que talvez outrora ocorresse em moldes similares, mas recorrendo à via postal, e que acredito ser apetecível do ponto de vista da reflexão.
Por este mundo da WEB fora, deixamos de encontrar seres humanos que respondem ao seu nome próprio, para constatar-se a existência de um leque colossal de identidades ocultas, dadas a conhecer por nomes vagos, místicos , exóticos ou indecifráveis. Torna-se clara a existência de uma moda para o disfarce, para o uso de identidades potenciadoras de curiosidade, cujo papel maior é esconder a pessoa que lhe dá uso e inocentar ou desavergonhar esse ser na sua expressão voluntária.
São do conhecimento geral os perigos de se falar com desconhecidos pela net, muito pela facilidade com que se simulam perfis e ludibriam conversas.
Por desconhecidos, ninguém alude às pessoas que se conhece, melhor ou pior, no mundo físico, pois essas, pelo contacto sensorial directo, permitem-nos um sentimento de segurança. Aquilo que dei conta e que é o cerne de toda esta intervenção, vai para a existência de pessoas que nos são à partida conhecidas no mundo físico, mas que parecem estranhos quando encontrados no mundo virtual. Noto isso em pessoas pouco expansivas no dia-a-dia, seres aparentemente curtos do ponto de vista intelectual, que demonstram perfis muito mais artilhados no meio virtual do aqueles que se verificam na realidade, para confusão minha.
Sei que, tal como disse ao começar, a net é vector de liberdade, que permite a revelação ilimitada da polpa de cada um, mas é deveras estranho desconhecer um conhecido e não saber qual perfil é o perfil real.
Assiste-se hoje à versão moderna do admirador secreto que enviava cartas revelando-se e declarando o seu ser, sem nunca revelar quem era; sinal de que há práticas de interesse intrínseco ao ser humano e não à sua época.

2 comentários:

  1. com o perfil certo ou não... verdadeiro ou falso... a internet serviu de um ponto de partida... k só nós os dois conhecemos...

    ResponderEliminar
  2. Somos na maioria das vezes julgados pelas aparências e não pela nossa essência e segue-se a regra de que 'a primeira impressão é a que fica'.
    Com a internet e as facilidades de se criar 'identidades' ou simplesmente esconder a sua própria,muitos de nós que somos por algum motivo excluídos ou subjugados no nosso meio temos espaço para mostrar quem realmente somos ou 'ser' o que gostaríamos sem receios.
    Quanto a qual das identidades é a verdadeira (a On ou a Off) acredito que as duas, pois na verdade independente do que mostramos a nossos colegas de trabalho ou o que teclamos com um desconhecido, o seu âmago é um e único.
    Assim acredito que por mais que os cenários,as pessoas e até as pessoas mudem, a sua essência continuará a mesma e imutável.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...