Procurar:

Sobre a selecção dos cursos superiores

Share it Please
Existe algo que me desalenta um pouco, sempre que é tema de debate, e que agora partilho, dando visibilidade aos pontos mais prementes.
No processo da formação a nível de ensino superior, criou-se a moda das saídas profissionais, como barómetro de selecção de cursos. Ora, nessa linhagem, acontece-me por vezes de ser interpelado quanto ao meu curso, no sentido de informar sobre as ditas saídas. Respondo sempre com uma indefinição, dado que não reconheço um fim único para a formação que estou a receber. Torna-se um pouco impossível contornar a especulação e este tipo de perguntas, porém, elas mostram-me o enorme pendor pragmático e utilitarista com que se seleccionam os cursos superiores em Portugal, do qual Medicina e Arquitectura são exemplos vivos.
Sendo manifestamente suspeito, nesta discussão, agasta-me toda este mecanismo de utilitariedade na formação, porque retira o valor formativo aos cursos, as valências próprias, como se assistíssemos à superioridade do fim em relação à definição, ou mesmo à aniquilação do fim face a uma indefinição, como é o caso do meu curso.
A demanda de portadores de conhecimento aos mais variados níveis é a razão da existência dos cursos todos, a escolha do curso deve, pois, ser trazido para o campo da opção em liberdade, livre de fantasmas ou utilitarismos inúteis, pois não consta que as oportunidades, quando surgem, sejam previsíveis e voltadas para essas tendências do mercado de empregabilidade.
Parece-me que aquilo que se quer fazer valer, e aqui sou um pouco radicalista, é que mais vale escolher um curso cuja formação conduz a uma empregabilidade certa, o que também significa que é irrelevante a qualidade intrínseca a cada formando, pois todos arranjam emprego, do que andar a receber formação numa área específica, mais desfavorecida, onde não haja medo da concorrência por um lugar que seja.

1 comentário:

  1. Faz reavivar "O Admirável Mundo Novo", escrito por Aldous Huxley em 1931, onde os cidadãos era pre-seleccionados através da manipulação genética de forma a se cobrirem as necessidades...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...