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Sobre a barragem da leitura

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Vejo uma enorme diferença entre os estudos sobre os níveis de iliteracia e os níveis efectivos de iliteracia sentidos no dia-a-dia nacional.
No espaço de uma semana foi presenteado com situações várias cujo mote foi sempre alguém a recorrer a instruções verbais quando no seu campo visual estavam as informações necessárias à distância de uma leitura.
Tais ocorrências fizeram-me pensar no ilusório conhecimento apontado por todos esses estudos de massas.
Sugestionado ou não pela repetição de casos, ouso apontar a existência de uma preguiça visual a tal ponto implementada nos subconscientes que já nem permite detectar uma informação importante quando esta se faz necessária.
Eu duvido que tal fenómeno esteja limitado a faixas etárias ou a gerações próprias, mas reconheço que anda por aí expedita na sua acção. Aquilo que me inquieta é notar que semelhante efeito, acoplado a outros que também afectam a prática salutar e básica da leitura, pode ser visto como uma praga à comunicação, dado que a escrita é uma forma mais efectiva na comunicação colectiva, do que a simples repetição sonora da informação, essa sim entediante.
Não posso deixar de acreditar que a rapidez de informação tem também uma culpa a assumir, dado que caminhamos cada vez rumo a a uma velocidade que não é condizente com a temporização exigida pela leitura de modo a que seja uma ferramenta do conhecimento sólido. Mesmo a leitura de livros, apresenta-se para muitos como uma maratona da rapidez, ao longo da qual se vai contando constantemente a massa de papel que ainda falta percorrer, numa clara vontade de passar ao seguinte sem quase terminar o próprio livro que previamente se assumira querer ler. Os ritmos estão a chocar-se, cabendo a cada um viver no meio de tamanha mixórdia de exigências ou limitações e simular o resto para paz de espírito.

1 comentário:

  1. Viva,
    Tanto quanto se saiba só o Homem "inventou" a comunicação por linguagem escrita. Duma forma ou doutra é ela a maior responsável pela ampliação do conhecimento.

    Ler e ter. Há muitas formas de ler; há muitas formas de ter...

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