Procurar:

Sobre a celeridade das férias

Share it Please
Chega o Verão, as escolas encerram, os escritórios esvaziam, tudo se esvai de moldura humana excepto os destinos turísticos ou afectos ao lazer. As férias são o momento alto, geralmente, de cada ano, podendo figurar como vingança de um rol de inglórias ou apresentar-se como o coroar de um conjunto de vitórias, sendo mais natural, contudo, situar-se algures no meio destes cenários.
Independente da duração das férias, no cômputo geral identifica-se um sentimento generalizado de celeridade nas férias, como se houvesse uma inconsciência do passar do tempo para depois se acordar perto do retomar de actividades e haver lugar a lamentos e lamúrias.
Entre a juventude, a febre do nada fazer, que em suma resume muitas ocorrências, como o ir à praia, o assistir a séries, filmes e novelas na televisão, ou o jogar nos computadores e consolas, presta um grande contributo para essa fugacidade sentida no decorrer das férias. Esta parte, aliás, da clássica noção de que para se poder apreciar é necessários reparar.
Já os adultos preenchem a tradicional quinzena espalmados por aí, queimando-se como torradas, portando um leque de parafernálias ditas indispensáveis, caminhando para lá e para cá a ritmos preguiçosos, dormindo e dormitando um pouco por todo o lado. Todos nos subtraímos à noção de que aqueles são de facto os escassos dias do ano em que não há dependências intrusas vindas de fora da família, devendo por isso dar azo a algo mais do que as previsíveis actividades.
Se nos queixamos da rapidez com que percorremos as férias, talvez em muito se deva a um assumir, típico no resto do ano, de rotinas aparentemente distintas daquelas levadas no restante ano, mas que na sua polpa mantêm as contra-indicações das outras. As férias são a prova do quão forte é a política da mecanização e da absorção da consciência, de que tanto nos queixamos ao longo do ano.

1 comentário:

  1. Para um jovem escreve e medita soberbamente. Um bem haja aos outlieres.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...