Procurar:

Sobre a televisão: o poder de informar

Share it Please
No contacto diário com as pessoas, nem sempre nos apercebemos da forma emotiva com que temperamos as informações que cedemos. Este facto, que confere tanto mais subjectividade quanto mais sentirmos aquilo que pretendamos comunicar, é de tal forma intrínseco ao ser humano que adquire dimensões um pouco mais sérias quando é transportado para a imparcialidade pretendida no contexto televisivo, onde o objectivo mor é informar sem contaminar a informação quer no seu entendimento como também na emotividade e estrutura com que esta é divulgada.

As cadeias televisivas são mais, ou menos parciais, mas nunca imparciais de todo. Num ápice, por força de qualquer agudização de sensacionalismo, frieza ou repetição, por exemplo, dá-se o fenómeno da desinformação por  aposta na radicalidade da informação. Ao nível nacional, as produções informativas resumem-se excessivamente aos noticiários, reservatórios óbvios da actualidade informativa.

Os escassos e ocasionais documentários portugueses, tendem a ser mais imparciais do que os noticiários em si, ficando no ar a questão de saber se, afinal, são tão escassos e tímidos exactamente por força dessa maior imparcialidade garantida.

Também em língua portuguesa, os brasileiros, dão cartas na arte de documentar, sobressaindo nesse campo através da denúncia pela divulgação de realidades, sendo exemplos que recomendaria vivamente para o panorama televisivo nacional.

Intrínseca às premissas de como informar, surge a reflexão relativa ao que informar, visto existir um jogo de forças no qual a pertinência de cada notícia deve ser cuidadosamente avaliada com base na sua importância conjuntural.

A título de crítica, diria que vivemos com um meio televisivo que no campo da informação, tende a fundir informar com factos, com informar por opiniões, de que são prova as constantes presenças de comentaristas ocupando o espaço televisivo destinado às notícias, tornando-o um amplo fórum de debates camuflado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...