Procurar:

Sobre a televisão: a decadência de valores

Share it Please
Não é muito claro para mim o grau de interfluência a apontar a televisão e sociedade, sobretudo prever até que ponto é que uma consegue sobrepor-se à outra e influenciá-la significativamente. Vivendo nós numa era pouco credível do ponto de vista moral , aproveito para perguntar se, no campo televisivo, a decadência de valores encontrada é apenas espelho do rumo da nossa sociedade ou se é uma forma de a nossa televisão conduzir os espectadores para um campo vantajoso de manter do ponto de vista económico e altamente viciante, como é o da conversa rasteira, decadência social, fofoca pura e propagandas emocionais.
Não me atrevo a sentenciar quem é o responsável pela decadência de valores, sirvo-me ao invés para revelar que quer seja a sociedade quer seja a televisão, é angustiante verificar que nos horários semanais do pós jantar, não haja mais opções do que novelas, novelas e alguns programas do foro educacional, que ainda assim se esgotam comummente no modelo e formato.
Talvez aquilo que me orgulharia ver na televisão pública, fosse algo pouco fácil de mostrar a quem nunca viu por exemplo programas como Brainiac ou Caçadores de Mitos (exibidos nos canais Discovery) ou como o Fantástico (TV Globo). Perante isto talvez alguns se possam interrogar porque motivo não vejo eu esses programas e me calo resumindo-me ao meu prazer de os assistir. Eu respondo: aquilo que me preocupa na televisão ao ponto de querer escrever sobre ela, não é tanto o acomodamento da minha vontade àquilo que me interessa de entre tanta diversidade a que tenho acesso, é antes o reflectir sobre os conteúdos que temos em antena aberta, para todos o que não podem escolher de entre tantos canais e grelhas possíves. Precisamos de evitar o fomento da decadência de valores na televisão, nem que seja copiando os modelos certeiros feitos lá fora, para fim da pobreza cultural.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...