Procurar:

Sobre o desiquilíbrio das áreas do conhecimento

Share it Please
As áreas do conhecimento estão longe de possuir idênticos níveis de apuramento e tal facto reflecte-se de uma forma nem sempre imediatamente perceptível no ensino, desde o básico ao superior.
De facto, os fracassos a matemática e a física, que fazem muitos alunos adquirirem anticorpos contra as disciplinas em si, são reflexo da impreparação dos alunos mas devem ser ressalvados salientando que essas áreas do conhecimento não são equiparáveis às outras, na medida em que embora sejam englobadas num mesmo ciclo de estudos, não significa isso que partilhem igualmente o desafio e o grau de dificuldade.
Não tenho dúvidas de que se o ramo do Português, da Biologia ou da Psicologia alcançassem semelhantes patamares de desafio intelectual devido à matéria em si mesmo exposta, os resultados da Matemática encontrariam irmandade nos das outras disciplinas. Não se trata de menosprezar a dificuldade das outras áreas do conhecimento, antes de honrar devidamente o facto de que nas ditas ciências exactas, o esforço de superação alcança expoentes máximos que só poderiam ser equilibrados ou por uma suavização das mesmas disciplinas ou então por um elevar da fasquia nas restantes, mas nunca pela sua simplista comparação que acaba por ser discriminatória.
Seria bom que se pensasse também neste tipo de questões, porque poderão ser eventualmente menosprezadas face à ilusão das estatísticas mas que na sua raiz poderá potenciar a desacreditação das ciências exactas como passaporte para o ensino superior, unicamente porque desmotiva os alunos devido à sua mais apurada complexidade, que exige dos alunos a aprendizagem de ferramentas desafiadoras mais cedo que outras disciplinas. Há que tratar da saúde à desigualdade injusta dos ramos de conhecimento a ministrar nas escolas, para que a saúde não se apodere das perspectivas de estudos todas devido à sua aliciante potenciação de resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...