Procurar:

Sobre os jornais gratuitos

Share it Please
A invasiva ofensiva dos jornais gratuitos no nosso país constitui um marco controverso nos compêndios da história da comunicação social.
Eu julgo que se já não havia grande espaço para tantos jornais e publicações periódicas nas bancas nacionais, a chegada dos jornais gratuitos só vem agravar tal crise de território. Num primeiro momento vejo toda a utilidade de se poder fazer jornalismo gratuito para o consumidor, removendo barreiras económicas, mas logo de seguida sou levado a crer que a remoção de barreiras económicas tem um preço: o preço de não ser importunado na rua, já para não falar na compreensível simplificação dos artigos publicados, embora nem sempre seja má tal ocorrência.
Não vejo grandes problemas no jornalismo gratuito desde que não retire qualidade de vida ao cidadão a que se destina. Como estou longe de sentir que tal condição é garantida acho o jornalismo gratuito um problema para a sociedade, sobretudo porque encerra em si mesmo um paradoxo, que é acabar por não ser gratuito, e como tal não crer que o preço a pagar seja justo.
Nas ruas, nas faculdades, nas filas de trânsito, e em outros locais possíveis, pessoas distribuem jornais a qualquer transeunte ou condutor que calhe de se encontrar com estes, num espectáculo que é tanto engraçado quanto menos repetitivo for.
Há também outra coisa, que é embuste que se publicita relativo ao número de leitores, já que nestes jornais gratuitos é costume constar o número de leitores. Desconfio fortemente destes dados porque se nos jornais vendíveis os leitores que o compram poderão ser mais facilmente garantidamente leitores, já com os jornais gratuitos o despacho de exemplares indiferentemente à vontade de leitura das pessoas e oportunismo da situação, está longe de garantir uma correspondência, sendo muitos daqueles supostos leitores, gente que simplesmente virou a esquina e os deitou fora.

1 comentário:

  1. Pode ver em www.opovofamalicense.com a diferença de informação. Existe á 9 ano, é distribuído porta a porta, tem uma edição de 15.000 exemplares por semana e só de informação local.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...