Procurar:

Sobre a excepcionalidade

Share it Please
Hoje em dia existe uma grande sede na sociedade de pessoas brilhantes numa dada área de intervenção, gente que possa apresentar-se e criar impacto publicamente como excepcional.
O critério pelo qual se fixa o que se entende por excepcionalidade dos seres humanos deve ser devidamente debatido, sob pena de vivermos num mundo demasiado pré-formatado para um modelo único de selecção de talentos.
Custa-me bastante ver a forma como se desperdiça muitas vezes capital humano apenas porque se denota de difícil enquadramento no perfil de atributos criado colectivamente em sociedade como forma de distinguir as pessoas ditas notáveis.
A competitividade conduz a uma agudização do valor dos notáveis, pois leva a que se crie a noção de que o sucesso é para os melhores e que os demais sentirão certamente dificuldades porque não terão hipóteses.
Acontece que, como ouvi há relativamente pouco tempo, o mundo tem de estar preparado para todos os que não são notáveis, pelo menos no sentido aceite em sociedade, e como tal devem haver soluções para estes que não as de papel coadjuvante de fraca reputação.
As pessoas podem revelar-se notáveis de várias maneiras sem ter de valer em exclusivo pelos seus dotes naturais. O empenho, a motivação, a capacidade de trabalhar em equipa ou a facilidade de se colocar na posição de outrem para daí equacionar os problemas, são também algumas valências que certamente não constam no actual cânone da excepcionalidade, mas que acrescentam valor aos que as detêm.
O maior paradoxo disto tudo é que quando se passa da colectividade para a singularidade, qualquer sujeito é capaz de concordar ou mesmo sofrer com os efeitos do cultivo de um conceito de valor humano pouco real, dado que não tem em conta a pluralidade e diversidade das pessoas. Os excepcionais não são os que estão mais bem adaptados, são simplesmente aqueles a quem o modelo vigente, com as suas falhas e préstimos, confere uma notoriedade que chega a roçar o estatuto e peca por ser falseado pelo poder da imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...