Procurar:

Sobre o espirro em sociedade

Share it Please



Sneeze - Poul Lange

* * *

No contexto social, a boa educação ensina que se adotem posturas e condutas específicas a cada evento, tornando-se tanto mais apuradas quanto mais formais forem as situações a que sejam postas em prática.

Se o riso, o bocejo, o arroto, o tom da voz, o léxico a usar ou o comportamento à mesa são tudo variáveis de relevo que interessa dominar para que a coerência seja mantida, existe uma variável que não citei, que acaba por ser muitas vezes de difícil controlo: o espirro.

Pela sua vertente espontânea, o espirro surge alheio ao contexto social e concretiza-se quase sempre da mesma forma, quer o cenário seja formal ou informal. Claro está que existem também maneiras de procurar contornar os efeitos de um espirro agressivo, como seja tapando a boca com um lenço, mas é difícil saber quando se vai espirrar e nem sempre há tempo para salvaguardar a situação desconfortável que lhe pode suceder.

O espirro traz consigo duas consequências passíveis de gerar intranquilidade: a saliva e ranho que pode ser expelido, sujando o rosto, mãos e roupa, e o odor que provoca talvez por constituir uma forte expulsão de ar pulmonar, ou mesmo devido aos fluidos que o acompanham. À saliva e ranho que os espirros potenciam para o exterior, deve somar-se eventuais resíduos alimentares que possam estar na boca ou início do esófago, agravando ainda mais os efeitos devastadores dos espirros no panorama social.

Para todos os que são clientes de placas dentárias, certamente uma fração mais idosa da população, os espirros são também uma ameaça para a estabilidade das suas dentaduras postiças, na medida em que pela sua força e energia, atentam contra a manutenção das mesmas no local correto da boca.

Pessoas muito educadas, muito corretas são por vezes vítimas do espirro, que em questão de segundos lhes criam situações dispensáveis mas para as quais a única solução é estar precavido. A única solução, de facto, é garantir sempre um lenço, o qual embora não elimine o problema consegue minimizá-lo.

1 comentário:

  1. Nossa vc consegue dialogar sobre tudo msmo!qm diria q um espirro desse tanto o q dissertar hein?!;)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...