Procurar:

Sobre o investimento público

Share it Please
Quando se pensa em investir, ocorre-me pensar em algo abstracto, devido à significância da palavra ”investir”. Penso em investir como sendo a aquisição de competências, um curso de fotografia, de línguas, ou então como sendo movimentações financeiras.
Por outro lado, quando se adiciona um complemento e se chega à expressão “investimento público” tudo muda de figura. Entendo por investimento público uma coisa: construção civil. Infra-estruturas grandiosas ou construções locais para as comunidades, a saber hospitais, centros de saúdes, escolas, estradas, pontes.
Chamo a atenção para estas diferenças enormes que impedem, pelo menos a mim, de olhar para aquilo a que se chama investimento público e esperar que contemple investimento em formação, em novas aprendizagens, em abertura de perspectivas, em aquisição de métodos de trabalho e formas de pensar amplas e modernas.
Tudo isto me faz alguma confusão, sobretudo porque acho que o dinheiro vai demasiadas vezes para edificações, as quais não nego valor, mas das quais não dependemos tanto como o fazemos do capital humano.
Em tempo de escassez de emprego, investimento público é ajudar a resolver os problemas directos dos cidadãos, que não passam por uma ponte nova, um comboio rápido, ou um nova auto-estrada. As pessoas precisam que o estado invista nelas, dando-lhes formação para superarem as suas lacunas, e incentivando-as com programas de ensino e acção no sentido de avançarem para negócios alternativos, para criarem as sua pequenas empresas assentes em ideias específicas que possam ter, dando-lhes emprego por essa via e fazendo com que a economia não desmorone com o pessimismo generalizado e epidémico que de outro modo se gera.
Todos sabemos que as obras dão mais votos que outra coisa qualquer, essencialmente porque são comprovações físicas do trabalho e empenho dos governantes, mas o país precisa que se acorde para o novo investimento público, mais centrado no cidadão e não no betão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...