Procurar:

Sobre o bom humor para a felicidade

Share it Please
A manutenção de um permanente estado de bom humor, de forma exercitada, é vital para a contínua sensação de felicidade.
Reporta a experiência que há uma vantagem enorme em encarar o mundo com olhos de quem quer rir, na empírica medida de que se estabelece, desde logo, a opcionalidade de transitar para o campo da seriedade de forma intencional, criando assim um mecanismo de controlo do sentimento de felicidade.
Ocorre-me relembrar que o sentimento de felicidade, nas condições que referencio, parte do pressuposto de que a seta direccional se posiciona do eu para o mundo e não do mundo para o eu. Quero com isto dizer que está em nós a felicidade e a infelicidade, cabendo-nos, pois, optar por uma delas de acordo com a forma de encarar o mundo. No meu caso, tenho procurado naturalmente a felicidade pela tal gestão do bom humor de que falava.
Sabendo que muita da infelicidade pessoal reside no reconhecimento das limitações pessoais postas a nu pela realidade diária, pela gestão do bom humor procura-se não ocultar as mesmas perturbações, mas sim evitar que o eu se leve demasiado a sério a ponto de se frustrar com a própria lupa com que se observa. Neste exercício, além de se impedir a infelicidade pontual potencialmente existente pode-se chegar a incrementar a própria felicidade, pois o eu torna-se moldável e receptivo à exposição colectiva podendo ser até motivo para divertimento.
Não posso, todavia, cessar esta intervenção sem referir a fragilidade maior de acreditar na manutenção de bom humor. Acontece que a prática extrema destes desígnios é passível de conduzir a pessoa para o campo do absurdo, enraizando uma tendência para a banalização excessiva do eu e para a inexistência de um sentido crítico sério e construtivo que deve sempre existir, como elemento tutelar da racionalidade e do sentido social que o eu deve ter.

3 comentários:

  1. A felicidade não é como muitas pessoas pensam uma constante e sim um estado.Não se pode ser 100% feliz ou triste...
    Penso q do jeito q as coisas vão
    hoje se pensarmos em todas as coisas ruins q vem acontecendo
    não há como sermos felizes...
    mas também penso q não é preciso agir como muitas pessoas ao meu redor agem como se nao vivessem
    nesse mundo.Elas levam tudo na
    brincadeira e debocham de coisas
    sérias como fome,pobreza,falta de oportunidade enfim.Isso acontece muito no meu país e é por isso q ninguém é levado a sério.

    ResponderEliminar
  2. "Para que haja uma árvore florida, é preciso haver antes uma árvore; e, para haver um homem feliz, é preciso haver em primeiro lugar um homem."
    (Saint-Exupéry)

    Uma frase para enfatizar tão difícil assunto.

    Filipe T.
    *

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito na felicidade e acredito tambem que a felicidade somos nos que a fazemos. Cada dia tem que ser como uma conquista de felicidade,porque este mundo cao nao perdoa.
    Rir faz bem, eu gosto e acordo quase sempre a sorrir! So assim consigo ultrapassar todos os obstaculos e estanto eu bem,sei que pelo menos a minha volta vou fazer com que alguem tambem esteja. :P
    Gostei do texto!

    Nanii_

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...