Procurar:

Sobre o formalismo das reflexões

Share it Please
Não conheço alguém que, no seio da sua vida intensa, em velocidade, produtividade ou alheação, tenha consigo contemplar-se minimamente, enquanto cidadão do mundo, sem que haja parado para reflectir sobre si e o mundo.
Saber reflectir certamente será o mais complexo, mas é no saber parar que provavelmente reside o desafio maior. Uma vez garantido o hábito de parar, a qualidade da reflexão cresce na mesma medida em que é posta em prática.
No acto da escrita, procura-se também a reflexão, ainda que esta possa ser praticada sem recurso a registo físico, ficando, no entanto, limitada à memória de cada um e à mera exposição verbal, sempre menos fiável. Quando traduzida pela escrita, a reflexão reflecte uma dupla paragem: a paragem da rotineira actividade mental, que se refere à paragem mencionada no início deste texto, e a paragem física, no sentido de um aprisionamento dos actos para a execução da escrita.
Nesta perspectiva, é de todo expectável que a escrita promova um formalismo mental e físico, que exige treino e habituação. Não me estranha haverem poucos que se propõem a escrever, e ainda menos a fazê-lo sob a forma de reflexões. A própria aversão à leitura, demonstra à partida, dificuldades em aceder ao formalismo em si, pois não raro representa descontrolo da mente na obtenção do estado necessário.
Mesmo no cerne do grupo daqueles que escrevem, seria possível identificar, diferentes patamares de formalismo: uns, mais treinados, capazes de se deixar absorver por completo intemporalmente pela proposta de escrita, fechando contacto com o meio circundante; e outros, menos qualificados, mais saturáveis com o esforço dispendido, com tendência a livrar-se da escrita com mais celeridade.
Do confronto das exigências do acto da escrita reflectiva com a menor popularidade desta dentro do actual contexto cultural, nasce algum conhecimento sobre o paradigma humano presente e desafios enunciado pelo advento do progresso.

2 comentários:

  1. Efectivamente, estes posts fazem uma pessoa parar e pensar na nosso mundo e no nosso ser! Parabéns pelo blog

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...