Procurar:

Sobre a febre dos currículos

Share it Please
Os currículos de hoje estão repletos de certificados e comprovativos de formação, entre outros diplomas e atestados, funcionando os mesmos como comprovativos de formação e de qualidade, ainda que aqui seja preciso um dose de calma.
Apesar de ser obrigado a ressalvar a serventia de tais documentos, pois a época actual não é dada a palavras de honra, julgo que há uma mentalidade para a busca e sobrevalorização incessante destes documentos. A sua sobrevalorização acarreta muitas vezes um esforço desmedido no sentido de obter, por meios lícitos ou não, classificações honrosas, o que, quando não controlado, deixa de ser salutar e de ser manifestamente compatível com os propósitos de qualquer curso: a aprendizagem.
Quando não se aproveitam os cursos com naturalidade, trabalhando o melhor possível dentro das regras do jogo, qualquer resultado final injusto e desequilibrado.
A concorrência é a grande matriarca dos caçadores de certificados, pois age como repelente mental da normalidade, criando estados de tensão que desencadeiam respostas de natureza atípica e anormal. Claro está que na busca de um emprego, por muito que não se deseje, o currículo constitui peça fundamental de análise, mas a questão, do ponto de vista de quem pretende empregar-se, deve ser lançada de outro miradouro. Falei algumas vezes a amigos, e passo a partilhar: não será preferível levar uma vida correcta e normal, obtendo resultados justos face às capacidades, os quais podem nem sempre chegar a excelentes, mas correr o risco de ser admitido e superar as expectativas? Assim evitar-se-ia o tombo sofrido por muitos pajens dos certificados, que são integrados nas empresas como autênticos supra-sumos da sabedoria técnica, e que depois fraquejam porque não reúnem valias ao nível da presença relacional entre os colegas ou se retraem quando são chamados a momentos da verdade. É preciso aprender a conviver com as limitações sem frustrações e aproveitar as devidas ocasiões para contraria-las, nunca o contrário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...