Procurar:

Sobre as certezas e a verdade

Share it Please
As certezas, ainda que mais condenáveis do que as incertezas, por implicarem um posicionamento ou sentenciamento de uma forma de pensar, são, a meu ver, os vectores preferenciais com vista a um mais rápido caminho rumo à verdade.
Sendo a crítica, mais do que a sugestão até, uma forte de ferramenta no caminho do alcance da verdade, ela pactua com a certeza num aspecto crucial, ambas implicam uma exposição objectiva de um pensar, uma definição clara de mensagem, uma criação de fronteiras. Não conheço alguém que se proponha criticar as incertezas dos outros, pois essas são um campo ilimitado, sem fronteiras.
Aquando do acusar alguém de ter excessivas certezas, talvez se sugira pensar que esse mesmo existir de certezas possa constituir um convite maior à procura da verdade do que o silêncio daqueles que pautam a sua vida com tantas incertezas que isso se traduz numa inércia total ou relativização do mundo.
O método científico funciona na base da exposição e crítica, talvez por esse ser um mecanismo mais prático e fluido de tornar exequível a evolução do estado de ignorância em que a sociedade possa estar.
Ter certezas sobre diversos assuntos, além de poder ser visto como um esforço por ter êxito no panorama do conhecimento do mundo, deve ser observado mais como um exercício de autoconhecimento do que como sinal de ostentação. Quem exprime as certezas a que chegou ou que possui em si, não tem necessariamente de ambicionar a sabichão, podendo apenas estar a convidar-se para caminhar rumo à coerência e à uniformização do estilo de pensar, simultaneamente a que convida os outros a revelarem as suas próprias certezas sobre o assunto ou vestir o papel de crítico para bem de todos e para bem da vontade suprema de se chegar a um patamar superior após a discussão. Estes desígnios, tal como os expus, são parte dos motivos que me levam a escrever neste espaço da forma como o faço.

1 comentário:

  1. Adorei o texto.
    O posicionamento diante dos fatos que nos cercam e iniciativa de defendermos algo como sendo a coisa certa ,nos faz pensar pelos diversos ângulos da questão e a sermos críticos de nós mesmos.Pois que pessoa que diz ter certeza de algo sem ter argumentos que comprovem tal fato?
    Automaticamente começamos a nos questionar para que quando questionados nossas 'certezas' não caiam por terra com qualquer contestação colocada.
    Já os incertos de tudo não pensam por angulo nenhum. Pois não estão de nenhum lado.
    Mas vale dizer q o fato não é q no fim da discussão a verdade só prevaleça a só um dos lados.Muitas das vezes pertence aos dois,mas com idéias reformuladas.Ambos os lados saem ganhando pois ou aprendem algo novo com o outro ou melhoram ainda mais sua capacidade de persuasão.
    =)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...