Procurar:

Sobre a televisão: o dever moral social

Share it Please
O apuramento da técnica e indústria televisiva empolou a sua diáspora e implementação, tendo contribuído para a criação de um espaço televisivo privilegiado do ponto de vista de visibilidade e alcance.
Tal alcance tem um valor acrescentado enorme, como comprovam os preços da publicidade nas horas de maior afluência aos canais, pelo que os anunciantes se digladiam por tempos de antena de grande repercussão.
Acontece que tal como estes, a própria televisão confere a si mesma um tempo de antena de igual poder comunicacional, não devendo descurar portanto a importância de preciosos minutos em que a transmissão de informação atinge o seu auge. O dever moral social, que escolhi como título desde texto, refere-se exactamente a essa importância que a televisão permite a si própria, e que deve conduzir a um respeito pelos conteúdos e pela transversalidade de público que tem.
Não é moralmente correcto que se abdique de certos esforços por agradar a todos, tal como não é moralmente recomendável que se despenda o precioso tempo de antena com massivos programas sem qualquer intuito cultural que não o de ocupar o tempo. A título que sugestão, gostaria que fosse criado um algoritmo de classificação quantitativa de conteúdos, a fim de que o consumir mais esquisito pudesse de facto constatar a linha de programação de determinada antena, ou seleccionar a grelha televisiva do seu interesse com base em mais parâmetros do que as sinopses, que conferem mais um traço descritivo do que escalar.
Julgo que a existir, semelhante estrutura de classificação, poderia quer determinar os níveis da televisão dentro de fronteiras, quer comparar a nossa televisão com a estrangeira, podendo até vir a servir de barómetro para a evolução do universos programático da televisão, apresentando-se então como uma ferramenta de forte utilidade para quem se interesse pela análise do dever moral e social a cumprir.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...