Procurar:

Sobre o uso da mente

Share it Please

O enorme esforço que o ser humano tem de despender para conferir elasticidade e profundidade à actividade do seu cérebro leva-me a perguntar se não será a actividade mental uma mais valia evolutiva cuja consolidação ainda inexiste.


A preguiça que se ergue quando é necessário estudar, aprender ou explorar mais, motiva esta hipótese que aqui levanto. Ela ganha, aliás, alguma força, se for tido em de linha de conta o facto de que o esforço intelectual paga-se melhor, em termos profissionais, do que as exigências físicas. Isto frequentemente não é muito bem compreendido por quem não conhece a problemática de ter de pensar obrigatoriamente todos os dias, no lugar de cumprir tarefas árduas do ponto de vista físico.

As empresas sabem que dependem de ideias para inovar, para ambicionar ou para projectar, daí se rodearem de peritos que nem sempre são bons profissionais, mas que surpreendem de quando em vez com construções teóricas que, após modeladas, permitem lançar trunfos no mercado e criar riqueza.

Se pensar não fosse um esforço ou desgaste, talvez não houvesse grande vantagem em estudar mais uns anos, em acumular graduações e formações, pois não haveria, em termos de mercado de trabalho, qualquer tipo de vantagem ou aliciante profissional que motivasse essa exigência adicional. Todavia, sobre a hipótese de ser uma vantagem evolutiva não consolidada, isso detém-se exactamente no obstáculo que é pensar. Uma espécie consolidada do ponto de vista intelectual não seria tão reticente em aproveitar o recurso que lhe confere superioridade evolutiva.

Um dos sinais de que todos temos em nós esse respeito pelo esforço de pensar está no reconhecer enorme utilidade a todas as ferramentas tecnológicas que se servem de cômputos, o que não deixa de ser sintomático de que poderemos andar ambicionar superar a não consolidação da mente pela via da tecnologia.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Ah pensar....Ô coisa dificil de se fazer!=P
    Mas não é para menos,a maioria dos problemas habituais se resolve com um click.
    Não é à toa que o grandes pensadores viviam na idade antiga.Eles não possuiam nem um dos recursos q tinhamos e conseguiam resolver problemas q até hj penamos nas avaliações da vida...rsrsr
    A natureza é perfeita, na evolução tudo q não é aproveitado é "jogado fora" e se não ultilizarmos nosso cérebro ele perderá sua função.

    Adorei o post.XD~

    ResponderEliminar
  3. Interessante essa visão do Homem que procurando a inovação tecnológica,estagna a sua própria "máquina".Mas acho que as duas coisas são incompatíveis.Finalmente, sou da opinião que o ambiente de extremo conforto, comodidade que nos rodeia pode explicar essa "dor do pensar"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...