Procurar:

Sobre a pirataria musical

Share it Please
Ouvi na semana passada dizer, e bem, que os portugueses não são sensíveis aos direitos musicais de autor, achando normal a colectivização de produções particulares.
Já me bati diversas ocasiões pelo cessar da pirataria junto dos que me são próximos. Muitas vezes fui confrontado com argumentos diversos, como o excessivo preço cobrado na aquisição de qualquer álbum lançado, ou aquele mais anárquico que assenta da ideia de que: se todos fazem porque serei diferente?
E eu vou respondendo com a chamada de atenção, para o que é do foro particular, do trabalho criativo de cada um, que tem o seu valor e deve ser cobrado. No limite apelo à relação sentimental que o ouvinte tem para com o artista, alegando que é no mínimo uma falta de respeito para com alguém que a pessoa pode até venerar. Não faz sentido ser-se fiel a uma artista mantendo cópias piratas na gaveta das suas colectâneas.
Esta conversa só faz sentido porque há alternativas. Não é preciso gastar dinheiro na compra para ouvir o que se gosta. Basta abdicar do selvagem desejo de posse.
Numa altura em que os computadores tendem cada vez mais para um estado de constante ligação à rede, porque não optar pela execução das faixas desejadas na própria rede, sem haver lugar a uma por vezes problemática ocupação do disco pessoal? O tempo perdido a sacar obras inteiras poderia ser dedicado à pesquisa na rede de sites dispostos a pagar os tais direitos negligenciados por muitos em troca de visitantes famintos de música. Os mesmos sites até se dão ao trabalho de tocar géneros, permitindo descobrir novos artistas de estilo idêntico.
Torna-se esquizofrénico recorrer à pirataria neste cenário.
Deixo-vos 4 sites, dos quais me sirvo recorrentemente com a felicidade de me sentir legal e de bem com aqueles de quem sou fã.

www.1club.fm ; http://www.videocodezone.com/ ; http://www.last.fm/ ; http://www.hotget.com/

3 comentários:

  1. Por mais controverso que seja o assunto sempre aproveito as sugestões...

    *******
    (Engenharias: OTA/Prós e Contras/Engenharia espectáculo.
    Engenharias: todas ramos da mesma árvore.
    "Transcendências é na metafísica...")

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por discordar.
    Vejo que "o primeiro" cativa muitas simpatias!
    Só não percebo porquê.
    Ou melhor: não me atrevo a acreditar naquilo que penso serem as razões de tanta admiração e complacência...
    Esse estado de espírito fez nascer uma maioria absoluta, o que para Portugal terá sido o pior dos males, na minha opinião.
    Espero estar enganado, mas então já será tarde.

    Filipe T.

    ResponderEliminar
  3. Bem escrito mais uma vez.

    Marcos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...